A Empresa

O que é a Sociedade de Águas de Moçambique (SAM)

A Sociedade de Águas de Moçambique (SAM) tem como principal actividade a captação, produção e engarrafamento de águas minerais. É actualmente a líder de mercado no sector das águas minerais em Moçambique e comummente considerada como uma das empresas moçambicanas mais inovadoras. Além de possuir uma vasta história, conta com uma cota de mercado elevada na região sul, bem como com presenças significativas no centro e norte do País.

A SAM, através das mais modernas tecnologias, e apostando em colaboradores altamente treinados e motivados por condições de trabalho de excelência, oferece ao mercado nacional e internacional águas de excelência, como a sua marca premium “Água da Namaacha”, um produto que dignifica a produção nacional e honra a excelência daquilo que Moçambique tem para oferecer ao mundo.

De maneira a diversificar os seus produtos e satisfazer os diversos segmentos de mercado, criou recentemente a marca Fonte Fresca, com origem fábrica do grupo em Ricatla, Marracuene. É também ela mineral e que já faz a preferência de muitos consumidores nacionais e estrangeiros.

Líder de mercado incontestável a nível nacional, a SAM está a iniciar o processo de exportação dos seus produtos tendo como objectivo, a médio prazo, abranger os principais mercados da região Austral de África.

História

A história da SAM cruza-se obrigatoriamente com a “Água da Namaacha”, pois este é o seu primeiro produto. Foi no século XIX que as propriedades mineromedicinais das águas das nascentes da Namaacha foram descobertas, mas a sua exploração comercial só teve início muito mais tarde, mais concretamente nos idos anos de 1959. Esta evolução decorreu de forma muito ténue, como aliás seria apanágio da época neste sector de actividade. A partir dessa altura um produto da Fonte Ferrão foi chamado de “Água da Namaacha” e começou a ser comercializado, ganhando importância e valor nas duas décadas seguintes.

O grande ponto de viragem da marca “Água da Namaacha” acontece de facto em 2004, quando a actual estrutura accionista entrou no capital da Sociedade de Águas de Moçambique (SAM). Desde essa altura até aos dias de hoje gradualmente a aquisição da totalidade do capital da Companhia.

A partir desse marco histórico, o crescimento da empresa tem sido exponencial, com relevantes e constantes investimentos industriais e na formação humana, de maneira a que a marca premium “Água da Namaacha” tenha atingido os patamares de excelência que a coloca no topo do seu sector a nível internacional.

Com vista a ampliação da oferta de águas minerais, em 2017 a SAM arranca com uma nova unidade de produção em Ricatla, Marracuene, com a marca “Fonte Fresca”. O objectivo da inserção desta nova marca no mercado passa pelo facto de a SAM ter sentido, ao longo de vários anos de experiência no sector, que os consumidores de menor renda também necessitam, e merecem, ter uma água de qualidade para o seu consumo.

Desta forma, a SAM avançou com este projecto para que a qualidade dos seus produtos pudesse estar ao alcance de todos, pois a “Fonte Fresca” é uma água mineral com características diferentes da “Água da Namaacha”, mas usufrui do mesmo rigor e experiência profissional que os técnicos do grupo SAM possuem, pelo que também é considerada um produto de alta qualidade.

Enquadrado na estratégia de reforço da produção nacional com níveis de altíssima qualidade e abrangência territorial, este projecto adiciona ao sector um inquestionável produto ao nível da qualidade e da distribuição dos esforços produtivos por todo o território nacional.

Cronologia

2004

Aquisição da maioria do capital da Sociedade de Águas de Moçambique (SAM), a proprietária da marca premium “Água da Namaacha”.

2007

A Sociedade de Águas de Moçambique inaugura a nova Fábrica da marca "Água da Namaacha", na localidade de Germantine, no distrito da Namaacha.

2010

Inauguração do novo Escritório e Armazém da Sociedade de Águas de Moçambique, na Av. das Indústrias, 749, na Machava.

2011

Lançamento dos Rótulos com pormenores das Obras do Mestre Malangatana Valente Ngwenya, nas garrafas da marca “Àgua da Namaacha”, acção inovadora em Moçambique.

2012

A SAM inicia o lançamento da Linha de “Água Namaacha Júnior”, dedicada às crianças e jovens, a primeira no género em Moçambique.

2013

Início do projecto de Expansão e Modernização Tecnológica das instalações fabris em Germentine, Namaacha.

2014

A Sociedade de Águas de Moçambique lança nas garrafas de “Água da Namaacha” a Edição Especial de rótulos “O Meu País é Lindo” com 40 imagens de monumentos, paisagens, aspectos culturais que marcam o quotidiano de Moçambique. São também lançados novos rótulos da linha “Namaacha Júnior”, com aspectos didácticos – tabuada; abecedário - dedicados aos mais novos.

2015

A Sociedade de Águas de Moçambique realiza o lançamento da II Edição Especial de rótulos das garrafas de “Água da Namaacha” de 500 ml e 1,5L do “O Meu País é Lindo”, depois do sucesso e da grande aceitação da edição anterior e na ocasião da celebração da independência da Républica de Moçambique, com 40 imagens de monumentos, de paisagens e de aspectos culturais que marcam o dia a dia do quotidiano da vida Moçambicana.

2016

A Sociedade de Águas de Moçambique lança a Edição Especial de rótulos “Samora por Kok Nam” nas garrafas de “Água da Namaacha” com fotos de Samora Machel captadas por Kok Nam, acompanhadas com frases célebres do primeiro Presidente da República de Moçambique.

2017

Arranque da nova unidade de produção em Ricatla, Marracuene, com a marca “Fonte Fresca”.

2018

A Sociedade de Águas de Moçambique lança um novo packaging para a "Água da Namaacha" nas gamas 500 ml e 1,5L.

2019

A Sociedade de Águas de Moçambique relança os rótulos da linha “Namaacha Júnior”, com aspectos didácticos – tabuada; abecedário - dedicados aos mais novos.