A Sociedade de Águas de Moçambique (SAM), na senda das acções de responsabilidade social que tem desenvolvido na área da Educação e Cultura procedeu à inauguração de uma Biblioteca na Vila da Namaacha, no dia 26 de Fevereiro 2013. Esta Biblioteca é, desde já, a mais bem recheada de todo o distrito da Namaacha, contando com mais de 10.000 livros, e deverá continuar a crescer, com o apoio da SAM, que assumiu o compromisso de continuar a municiar a Biblioteca com mais material.

O projecto de instalação da Biblioteca na Namaacha, estava a ser desenvolvimento pelo Departamento de Marketing da SAM há cerca de um ano e meio e conta com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas de Alcobaça e Nazaré, em Portugal.

A Biblioteca funciona na Escola Maria Auxiliadora, que conta com cerca de 1500 alunos, dos quais 90 em regime de internato, e está aberta a todos os estudantes e funcionários públicos do Distrito da Namaacha. A Directora da Escola Maria Auxiliadora, Irmã Carol, afirmou na ocasião que este projecto liderado pela SAM – "Água da Namaacha", assume um carácter de extrema importância, pois veio transformar uma biblioteca residual, que contava com poucas centenas de livros, num biblioteca de dimensão nacional que estará à disposição de todas as pessoas da Namaacha e contribuirá para aumentar os níveis de sucesso escolar das meninas e meninos do distrito.

A Directora Carol disse também que este era um momento de grande felicidade para ela e para toda a comunidade escolar, pois com este apoio da "Água da Namaacha" a Escola Maria Auxiliadora tornava-se uma escola mais completa e mais útil para a comunidade. No decurso da cerimónia, Zacarias Neves, em representação da SAM – "Água da Namaacha", afirmou que este projecto é um dos mais significativos jamais realizados pela sua empresa, desde logo pelo facto de ser na Vila da Namaacha, e também por abranger toda a comunidade da região, sem excepção, que já tinha demonstrado o desejo de puder contar com uma estrutura deste tipo e assim, vê essa vontade e necessidade satisfeitas.

Zacarias Neves referiu também que, na qualidade de quadro da SAM – "Água da Namaacha" e de natural e residente na Vila da Namaacha, é para ele um prazer pessoal muito grande a realização deste projecto para que as crianças e jovens em idade escolar possam contar com um apoio fundamental para a sua formação e para que, no futuro, consigam ajudar a desenvolver cada vez mais o seu distrito.